quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Carne de panela com cenoura



Oi pessoal!!
Estou tentando postar aqui com maior frequência, mas como não é todo dia que ligo o computador, e não fico parada quieta em casa, acabo não conseguindo postar da maneira que pretendia. Preciso tirar um dia e deixar muitas postagens programadas, aí sim conseguirei manter posts novinhos por aqui sempre hehehehe Mas de qualquer maneira seguimos tentando. 
Mudando de assunto, semana passada do nada me veio uma vontade de comer uma carninha de panela, estava pra rua e aproveitei pra passar no açougue. Como sou praticamente só eu que como aqui em casa, pedi pouquinha coisa, mas você pode aumentar a quantidade de acordo com o número de pessoas que comem na sua casa. Essa quantidade serve umas 3 pessoas, creio eu.
Ficou uma delícia, e o diferencial é a construção de sabor feita em cada etapa, como selar a carne, refogar os legumes para deglacear a panela, e depois reduzir o molho para ficar concentrado.

Mas chega de converseiro e vamos ao que interessa! :)

Ingredientes
  • 500g de carne em cubos para panela (usei ponta de alcatra, mas pode ser músculo, acém, paleta, ou a que preferir).
  • 100g de bacon em cubos grandes
  • 1 cebola (metade em cubinhos e metade em tiras grossas).
  • 2 dentes de alho picados
  • 1/2 talo de alho poró fatiado
  • caldo de carne caseiro ou água o suficiente para cobrir
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça picadinha sem sementes
  • óleo o suficiente para refoga
  • 1 cenoura grande em rodelas grossas
  • sal e pimenta-do-reino à gosto
  • cheiro-verde
Modo de Preparo
Numa panela de pressão, frite o bacon em pedaços até que fique douradinho. Reserve.
Na mesma panela, se preciso adicione um pouco de óleo, e nela bem quente, sele os pedaços de carne (sem tempero nem nada). Deixe quietinho para não juntar água, e só vire quando a carne já estiver dourada. Deixe dourar por todos os lados.
Assim que os cubos de carne estiverem bem douradinhos, coloque a cebola em cubinhos (reserve a metade em tirinhas pra depois), o alho, alho poró e a pimenta dedo-de-moça picada. Refogue bem para limpar o fundinho que se fez na panela, ela está cheia de sabor. Você pode colocar mais temperos que você gosta nesse momento também (ex: louro, páprica, mostarda, molho inglês, etc).
Volte o bacon também para a panela, e quando tudo estiver refogadinho, adicione caldo caseiro de carne ou água até cobrir toda a carne. Se estiver usando a panela de pressão elétrica, não precisa cobrir totalmente, pois ela não evapora tanto a água. Na panela comum, você deve cobrir. 
Misture tudo e adicione sal e pimenta-do-reino à gosto, ou o suficiente para o caldo ficar parecido com a água do mar (ou salgadinha como uma lágrima).

Feche a panela de pressão e deixe cozinhar por cerca de 30 a 35 minutos (conte após pegar pressão). Assim que pegar pressão, deixe no fogo baixo. Na panela de pressão elétrica não precisa controlar isso.
Passado esse tempo, retire a pressão e abra a panela. Adicione a cenoura (ou o legume que você queira), feche novamente a panela e deixe na pressão por mais 5 minutos. Abra novamente e deixe esse caldo reduzir. Nesse tempo o caldo acaba dando uma leve engrossadinha. Quando o caldo ficar quase totalmente seco, coloque a outra metade da cebola, e mexa para agregar bem aos outros ingredientes. 
Depois que der uma leve murchadinha, adicione o cheiro-verde à gosto e sirva em seguida.

Bom apetite!

Um comentário:

Brise com a gente! Deixe seu comentário, opinião, dúvida! =)
Qualquer coisa deixe seu e-mail também para que possamos enviar uma resposta diretamente à você! :)

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Compartilhe!

Você também poderá gostar de...

Related Posts with Thumbnails