Quando parei pra pensar em que receita faria de sugestão para o Dia das Mães, comecei a pensar no que a minha mãe gostaria de comer nessa data. A Fifa, como eu e minhas irmãs a chamamos carinhosamente, diferente de mim, não gosta taaaanto assim de ir pra cozinha (apesar de cozinhar muito bem). Sem contar que minha mãe é toda light. Não gosta muito de frituras, nem de coisas gordurosas e adora sabores mais delicados. Pois é, não puxei pra ela mesmo! Mas em uma coisa combinamos muito bem: amamos massas! Deve ser o sanguinho italiano correndo nas veias... Então matutando no que agradaria a Fifa, pensei nessa combinação que é infalível: tomate seco, queijo e manjericão. Combinação que minha mãe adora e qualquer pessoa com sanguinho italiano pira! Juntei isso tudo e ainda combinei com a tal da massa e resultou nessa receita aí... que não deixa de ser uma comfort food, mas com uma cara um pouco mais leve (só a cara...)... E essa vai especialmente pra minha mãe... Lasanha!

Lasanha / lasagna de tomate seco, manjericão e creme de mussarela e ricota
rendimento: uma lasanha grande ou 2 médias
- 1 pacote de massa para lasanha (500g)
- cerca de 1 litro de molho de tomate pronto (um pouco ralo)
- 150 g de tomate seco picadinho
Creme de mussarela e ricota
- 400 g de ricota amassada com um garfo
- 2 ovos
- 25 g de queijo parmesão ralado (meio pacotinho)
- 300 g de mussarela ralada
- 1 xícara (chá) de requeijão culinário (pode usar o de copo também)
- 3 colheres (sopa) do azeite do tomate-seco (se não tiver, use o comum)
- 1/2 xícara (chá) de leite
- sal, pimenta-do-reino e pimenta caiena à gosto
- folhas de manjericão
Cobertura:
- 1 caixinha de creme de leite
- 1/2 xícara (chá) de requeijão
- 1/2 xícara (chá) de mussarela ralada
- sal e pimenta-do-reino à gosto
- parmesão ralado à gosto
Mesmo tendo comprado uma massa para lasanha que vai direto ao forno, decidi dar uma pré-cozida nela, para que não fosse necessário tanto molho para a montagem, diminuindo assim o tempo de forno e deixando a lasanha mais "inteirinha".
Por isso, fervi água em uma panela bem grande, adicionei sal e um fio de óleo e fui cozinhando a massa aos poucos e assim que estivessem "al dente", colocava-as direto numa bacia com água gelada.
O molho também já tinha congelado, o meu fiz assim: Refoguei cebola e alho no azeite, adicionei 2 pacotes de molho pronto + 1 pacotes de extrato de tomate. Adicionei água para ficar mais ralinho e acertei o sal e os temperos. E uma pitadinha de açúcar pra tirar a acidez. Deixei ferver um pouco e pronto.
Ao invés de usar fatias de queijo no recheio, decidi fazer um creme com os diferentes queijos, e o fiz da seguinte maneira: num bowl coloque a ricota amassada, os ovos e o parmesão ralado.
Misture bem e em seguida coloque a mussarela, o requeijão, o leite e o manjericão. Coloque também os temperos e misture bem até ficar uma pasta densa mas fácil de espalhar.
Essa quantidade de ingredientes rende uma lasanha grande ou duas médias. Eu decidi fazer duas médias, com 3 camadas de recheio + 1 cobertura pra cada. Antes da montagem da sua lasanha é bom dar uma pensada nisso, pois isso vai depender do tamanho dos refratários que você tem aí, e também é bom para não faltar recheio quando estiver chegando no fim dela. Para isso, dividi meu recheio de queijo em 6 partes: 3 partes para cada lasanha de tamanho médio. (consegui ser clara? rsrsrs)
Enfim, para a montagem das minhas fiz o seguinte esquema: dividi o tomate seco já cortado em 4 partes (pois o usaria apenas em 2 camadas em cada lasanha), e o creme de queijos em 6.
A ordem da montagem da lasanha foi:
1- Molho de tomate
2- Massa
3- Creme de queijo
4- Tomate seco
5- Molho de tomate6- Massa 7- Creme de queijo8- Manjericão
e vá continuando...
Molho de tomate Massa Creme de queijoTomate secoMolho de tomateMassa...
Parece complicado, mas na hora de ir montando você vai seguindo o esquema e fica fácil. O importante é sempre deixar a massa envolta de partes mais líquidas ou cremosas, para não ficar ressecada. E também é interessante, entre cada camada, intercalar a direção da massa da lasanha. Ouvi dizer que assim ela tem menos risco de desmanchar...
Para finalizar a lasanha, preparei uma cobertura super fácil (que fiz para substituir o molho branco, já que estava afim de fazer algo rápido. Misture o creme de leite, o requeijão e a mussarela ralada, tempere com a pimenta-do-reino e acerte o sal e cubra a lasanha toda.
Salpique queijo parmesão ralado por cima à vontade, cubra com papel alumínio (com o lado mais brilhante pro lado de dentro (em contato com a lasanha) e coloque em forno médio por cerca de 40 minutos.
Passado esse tempo, retire o papel alumínio e deixe apenas pelo tempo necessário para dar uma dourada.
Bom apetite! E Feliz dia das Mães para todas as mamães brisadas! E um mais que especial para a minha mãe! Te amo! :)
Obs: Não estou ganhando nada pra isso, mas acho válido falar e elogiar quando gosto muito de um produto. Amei o Pomodori Secchi (tomate seco) da Trani que usei para essa receita! Recebi aqui em casa esse potinho, e adorei conhecer a história da família que produz. Essa receita ficou tão famosa entre os conhecidos, que acabou virando negócio! Eles me enviaram o tomate seco para experimentar, e realmente, produto de ótima qualidade, de produção artesanal. Muito obrigada mais uma vez! :) Pena que não sobrou nada pra contar história...